Guia Michelin anuncia que Portugal duplicará o número de estrelas.






O Guia Michelin acaba de anunciar que Portugal "duplicará" o número estrelas. A notícia, avançada à comunicação social por Ángel Pardo, director de relações externas, deixa antever grandes novidades, não só em Espanha mas também em Portugal. A cerimónia decorrerá em Girona, dia 23 de Novembro, e só aí mais informações serão relevadas.


"En cuanto a Portugal, que cuenta con tres restaurantes biestrellados y once con una, ha anunciado que "duplica" sus galardones de la guía francesa, lo que supone "un bombazo" para el país vecino."

A confirmar-se a duplicação do número de estrelas, tal configurará um ano sem precedentes para a gastronomia portuguesa e, em particular, para a alta cozinha. A expectativa está, por isso, ao máximo.

As notícias são também bastante animadoras para o país vizinho, com o anúncio de um novo restaurante com 3 estrelas, e ainda a propagação de novas estrelas para fora dos dois principais centros (Barcelona e Madrid).


6 comentários:

  1. Finalmente alguma justiça!!!
    Acho que vais mesmo ter de pagar o jantar... 😁

    ResponderEliminar
  2. Quando a esmola é grande, o pobre desconfia! :-)

    Portanto, se duplicam estrelas e não restaurantes, teremos 34 estrelas?! Assumindo que ninguém as perde, e que ninguém terá 3 - a notícia refere-o - é quase impossível apostar e ganhar tudo!

    Não estou a ver como de repente aparecem 12 ou 13 novos 1*, por isso deverá haver vários a ganhar a 2ª... Yeatman, Feitoria parecem os mais seguros. Os outros não arrisco...

    Parece que a discussão sobre o Loco e o Alma está esbatida... há que encontrar os restantes "pokemons"! Vista, Gusto by Heinz Beck, Antiqvvm, enfim, temos 1 mês para brincar (gostamos pouco desta conversa :-p).

    (havia pelo menos uma coisa que era boa, é que a estrela em Portugal era garantia de qualidade porque o guia era altamente somítico!)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. 2 estrelas : Yeatman, Feitoria e Fortaleza guincho
    1 estrela : Boa Nova, Antiqvvm, Palco, Alma, Loco, Kanazawa, Herdade Esporão, Vista e Gusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juntar à lista:
      - LAB
      - Ferrugem
      - L'and - se for verdade o que me disseram, regressa já este ano à estrela

      Eliminar
    2. Certamente que os futuros galardoados estarão aí acima nomeados por vocês. Diria que o Feitoria tem mais probabilidades de ganhar a 2ª estrela que o The Yeatman que, apesar da enorme qualidade, não mostrou que tivesse dado um salto tão grande entre o ano passado e o presente (sendo que no ano pasado já apresentava uma cozinha que, para mim, teria todas as condições para ganhar a segunda estrela).

      Gostaria de ver alguma surpresa, um daqueles momentos em que alguém de quem nunca se ouviu falar ganha uma estrela. Mas em Portugal, um meio tão pequeno em que todos se conhecem, tal seria difícil de acontecer mais uma vez (aconteceu com o Bon Bon, por exemplo, quando quase ninguém tinha ouvido falar do Rui Silvestre).

      Bem, a confirmar-se, só espero que os preços dos menus destes restaurantes não disparem drasticamente como é norma... Isso sim, preocupa-me enquanto consumidor. O sucesso da alta cozinha portuguesa não deve ter como consequência o aumento desmesurado dos preços, só porque sim.

      Eliminar
    3. Ainda hoje estava a falar disso com a minha mulher. De certeza que os preços vão aumentar (duplicar) e isso é sem dúvida preocupante. Não é preciso duplicar os preços só porque há uma estrela a fazer milagres pela divulgação de um espaço.

      Eliminar