Hoje, aos 91 anos, Paul Bocuse deixou-nos




A gastronomia mundial está de luto. Paul Bocuse, um dos pais da nouvelle cuisine, faleceu hoje. O seu contributo para a gastronomia mundial é foi fundamental e, arrisco dizer, sem o seu contributo a alta cozinha não seria hoje a mesma.



À data da origem do movimento, e cansados de reproduzir os clássicos, um grupo de chefs franceses, onde se inclui Paul Bocuse, procurava maior liberdade criativa. A nouvelle cuisine permitiu-lhes a inventividade que tanto ansiavam, ao mesmo tempo que se afastavam da tecnicidade e ortodoxia que a cozinha clássica de Escoffier apregoava. Até então um grande chef não tinha outra solução para expressar o seu talento a não ser repetir as obras criadas pelos seus antecessores. Assim, tal como a revolução francesa desempenhou um papel fundamental para o desenvolvimento da cozinha clássica, os acontecimentos oriundos do maio de 1968 foram o rastilho para o aflorar da nouvelle cuisine.

Truffle soup V.G.E. (Criado em 1975 em honra do presidente Francês

O seu restaurante homónimo em Lyon é detentor de 3 estrelas michelin desde 1965, tendo por lá o chef francês criado alguns dos seus pratos mais emblemáticos, hoje parte do receituário não só francês, mas também mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário