SOBRE






    

Depois de vários anos a partilhar experiências no instagram, surgiu a necessidade de alargar o âmbito de discussão para um novo espaço digital. O Menu Executivo aparece com o intuito de partilhar as mais variadas experiências gastronómicas, em Portugal e no Mundo, assim como a divulgação de notícias e acontecimentos ligados à gastronomia, para além de servir como espaço de divagação sobre os mais variados temas dentro do universo da gastronomia.

Tal como o nome indica, será dado especial interesse aos Menus Executivos de restaurantes de cozinha contemporânea e de autor, que apresentam uma boa relação qualidade/prazer-preço e permitem usufruir da experiência da alta cozinha a uma fracção do preço. 

Sobre o tema da gastronomia, encontra-se disponível e de acesso livre a seguinte dissertação de mestrado, "Alta cozinha e arte: da nutrição ao degustar artístico", onde se aborda a relação entra a alta cozinha e a arte através da análise histórica a estes dois universos e onde, entre outros temas, se aprofunda o processo criativo de vários chefs, entre eles José Avillez e João Rodrigues, entrevistados no âmbito deste trabalho de investigação.

O autor deste blog participou ainda como crítico gastronómico no programa Imperdíveis e Food.ies By Imperdíveis, do Porto Canal. 


João Faria.




(Foto: sobremesa do chef David Muñoz, DiverXO)